domingo, 7 de março de 2021

As Lendas de Fronzen 2

Eu preciso falar sobre esse ícone que a Disney criou, então vamos lá?
A direção de Frozen disponibilizou um conto muito especial na plataforma do Disney Plus, conto esse que vem complementar a questão dos espíritos elementares muito presentes no filme 2.
Em As Lendas, o expectador é transportado para um paralelo vibrante e místico, onde os espíritos ganham vida e a lenda de seu passado e futuro é descortinado.
O curta foi construído com cores muito especificas a parte da introdução que é feita dentro do cenário de Arendelle, onde uma família se encontra e as crianças pedem a mãe que conte a história favorita deles. A partir do momento que a história passa ser contada a interface passa a ser trabalhada de forma diferente, ainda é em 3D mas em camadas aparentes, as cores principais são as dos elementos destacados, branco, preto, água marinha, azul e violeta são predominantes e todas tem sua ontologia pautada em: essência, luz, neutralidade, instinto, interiorização e espiritualidade transcendental, ou seja, até o espectro de cores foi trabalhado para o desenvolvimento deste curta.
Mas vamos ao conto em si, cada elemento é apresentado, dentro de seu padrão cromático e de seu significado arquetípico e astral. Primeiro veio o espirito do ar, que brinca com as folhas das árvores, passeia por suas correntes e por toda fauna e flora livre, como pensamentos, como fluxo de imaginação, como poesia na atmosfera.
Em segundo se apresenta o fogo, como a salamandra Bruni, correndo, aquecendo, subindo e expandindo por todos os lugares, trazendo a vitalidade, intensidade e transformação do elemento.
Imponente em terceiro vem a água figurada no Nox o Cavalo, descendo criando cachoeiras, fluido, vibrante, submergindo as profundezas, trazendo a purificação do subconsciente, como chuva que lava a terra.
Em seguida com a deixa do espirito da água se levanta o espirito da terra,  que cresce solida, movimentando todo o solo, abrindo caminho com pura energia, grandeza, estabilidade e visão de realidade.
Por último o quinto elemento, o Espirito Humano, o principio etéreo que faz o equilíbrio de tudo, o que traz a alma, a espiritualidade e o amor, a quintessência.
Dessa forma com o equilíbrio alcançado, se cria uma vibração sem igual, frequências simbióticas perfeitas, como um ritmo, uma dança astral harmoniosa,  junto a música de fundo que trabalha batidas cardíacas em sua percussão, o conjunto faz você se sentir em paz naquele segundo.
Contudo no segundo seguinte o conto segue, nos mostrando que o espirito humano perdeu seu ritmo, se fragmentou, perdeu a sintonia, gerando uma ruptura no equilíbrio e o caos se instala, os demais espíritos se enfurecem, ou seja, seus lados sombras se sobressaem, eles alcançam seus extremos e desaparecem, deixando suas pedras regentes em ruinas. Tudo fica triste, sombrio, destruído e sem sentido.
Seria muito comparar ao que temos vivido nesses últimos tempos? As pessoas andam sem rumo, se sentindo vazias, deslocadas, se perdendo em suas coerências de pensar, sentir e agir, gerando um desequilíbrio em si mesmas, no coletivo e no planeta.
Mas este mesmo conto nos traz o que seria a única solução, que o jeito para restaurar o equilíbrio e harmonia dos espíritos, é com o espirito humano se reencontrando, desfragmentando –se, para assim restaurar o balanço, “ se o quinto espirito conseguir achar seu ritmo, os outros retornarão, trazendo com eles aquela harmonia e mundo poderá dançar outra vez.”
Em suma, quando o espirito humano reencontrar sua coerência, se reconectar consigo mesmo e encontrar novamente a sintonia tudo voltará a ser como sempre foi, fluido, puro e transcendente.
Ao final, voltamos para a sala da família, ao amanhecer, onde se entende que os demais espíritos, ainda que segregados, seguem vivos, apenas esperando o espirito humano estar pronto para se sintonizar as frequências, para o equilíbrio sagrado ser restaurado, fazendo o balanço ser como uma dança, uma luz, uma oração, uma evolução incessante perfeita como todo o universo pode ser.

E ai? Vamos nos sintonizar para buscar o equilíbrio? Os outros espíritos nos esperam ansiosos.

P.S. - Esse texto foi um colaboração para o Serial Cookies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário