sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Desgraça Alheia

Essa semana aconteceu algo que para mim soou como um alarme. Minha mãe foi acometida de uma doença meio silenciosa e precisou ficar internada no hospital, com meu pai no grupo de risco para covid, somente eu poderia ficar de acompanhante dela. 
No susto com ela indo pro hospital, eu acabei tirando uma foto do meu pai segurando a maca antes dela ser levada para a ambulância, mais tarde postei  nos stories no Instagram com a legenda " muito triste", meu engajamento em 24 horas para qualquer story é em media de 30 visualizações, um pouco menos de 10% do que tenho de seguidores nessa rede, após essa publicação e em menos de 12h ja havia um engajamento de 92 pessoas. O alerta que soou aqui, foi que as pessoas parecem se satisfazerem com a desgraça alheia, isso é muito grave, é um sinal claro da degradação da sociedade, enquanto diariamente eu vinha compartilhando conteúdo sobre autoconhecimento, frases para se fazer pensar e refletir, não haviam muitas visualizações, interações eram praticamente zero, mas ao publicar algo de ruim que estava acontecendo, as visualizações foram recordes e as interações também foram em quantidade, muitos directs das pessoas querendo saber o que havia acontecido. Minha pergunta é, em que momento a sociedade se perdeu ao ponto de ter prazer com a dor do outro ao invés de usufruir de conteúdos agregadores e promotores de autoreflexão?
Seria a mídia televisonada a maior entregadora de conteúdo de desgraça alheia, noticiando sempre, acidentes, assassinatos, latrocínios, roubos e cia a maior incentivadora e manipuladora para a população só saber usufruir e ter prazer com esse tipo de noticia?

Fica aí minha pergunta.

Um comentário:

  1. Oi amiga! Muito válida a sua reflexão! Realmente...infelizmente a maioria das pessoas faz mto alarde pra desgraça e assuntos fúteis. Mas as coisas ricas (e que post maras q vc faz) sobre autoconhecimento, é só para os despertos mesmo!

    Fica bem amiga! E melhoras pra sua mae!

    ResponderExcluir